sexta-feira, 6 de maio de 2011

Rio Zona Norte na rue du Temple

Nelson e Ivelise na rue du Temple, tomando um chopinho, porque ninguém é de ferro... Nelson é o grande homenageado do 13o Festival du Cinéma Brésilien de Paris

Paris, 6 maio 2011. Andei ocupadíssimo nos últimos dias. Muitas coisas, muita gente chegando, compromissos acadêmicos e coisa e tal. Estou escrevendo uma apresentação que farei semana que vem na Universidade de Nanterre, Paris X, sobre mídia. Uma trabalheira, sobretudo porque não tem a ver com o objeto de minha pesquisa na França. Quanto à pesquisa, estou organizando os dados recolhidos nesses meses de trabalho. Além de fotografias, estou filmando o quartier d’Aligre com ajuda de Ruben. No sábado e no domingo faremos novas imagens. Também pretendo levar algumas pessoas para um parcours commenté pelo mercado, o que é sempre um bom exercício para ir pensando o campo de pesquisa.

Café de l'Industrie à tarde...

Ao mesmo tempo, estou decidindo se volto mesmo no fim de maio ou se estico mais um pouco minha estadia por aqui. O problema, como sempre, é grana. E ter uns dias livres no Rio me permitiria não só me aclimatar, como ter tempo livre para escrever, antes de voltar à rotina pesada dos horários da redação.

Enquanto isso, não pára de chegar gente do Brasil. Esta semana chegaram Flavio Rodrigues e André Arruda, fotógrafos amigos, com trabalhei no Jornal do Brasil e no Globo. Também começou o 13º Festival du Cinéma Brésilien de Paris, com homenagem a Nelson Pereira dos Santos, a quem pude abraçar na abertura do evento, na última quarta-feira, e apresentar a ele Marta, Ruben e Idriss Diabaté, Combinamos um jantar para um bate-papo mais descontraído. Assistimos ao Rio Zona Norte, filme de Nelson de 1957, com Grande Otelo e Jece Valadão, que foi restaurado e está estalando de novo, com um som maravilhoso. Grande filme.

Ruben e eu, no Le Penty, aproveitando o sol ontem. Foto de Marta Nascimento

Fiquei feliz em ver Nelson sendo homenageado como o grande diretor que ele é. Mas o mais legal do festival foi ter permitido que minha querida Bia Caiado pudesse vir a Paris. Nos encontramos na abertura e hoje temos uma festa. Também encontrei André Miranda, que está cobrindo o evento para o Segundo Caderno. Ontem, ainda encontrei Nelson e, sua mulher, Ivelise, tomando um chope em plena rue du Temple. Paris é uma cidade provinciana... (vejam as fotos).

Também boto mais algumas fotos do Café de l'Industrie e do Penty...

Marta no Penty, aproveitando o sol para termo-regular o espírito

Bem, espero ter tempo para escrever com mais calma (estou correndo para a biblioteca da École). A bientôt.

5 comentários:

  1. PT, estou desidratada de saudades! Falando em Nelson, por acaso dei hoje o Casa Grande & Senzala, do Nelson, para Thevenot. Os dias aqui com ele têm sido animados, mas quero muito conversar contigo sobre tudo isso. Se puder, me liga? Beijos, Sô.

    ResponderExcluir
  2. ps: ressarci-lo-ei do DVD repassado, d'acc?

    ResponderExcluir
  3. Claro, claro! As coisas aqui também estão borbulhantes. Vou tentar te ligar no domingo. Estou pensando em esticar aqui até 20 de junho.

    ResponderExcluir
  4. Lembrei de você:

    http://boemiaenostalgia.blogspot.com/2011/05/um-passeio-ameacado.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do blog do Felipinho. É um escritor de mão cheia...

    ResponderExcluir