sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ça marche

O Arco do Triunfo, cartão postal e ponto de encontro de turistas

Paris, 25 fevereiro 2011. Hoje fui ao Banco do Brasil, pertinho do Arco do Triunfo, resgatar o dinheiro que a Capes depositou na minha conta no Rio. Tudo correu bem e descobri que posso enviar dinheiro para o Brasil por lá pagando taxas altas, mas se for com freqüência mensal, elas caem bastante. Mas deve haver opções mais fáceis e baratas. Para chegar lá, peguei a linha 1 do metrô e fui de Reuilly Diderot até a estação DeGaulle Etoille, no Arco do Triunfo. É uma área bem turística que não me interessa muito, mas foi bom caminhar por lá. Um grupo de jovens com um som alto, numa das esquinas, dançava RAP ou seja lá o que for isso. Interessante, me lembrou o Largo da Carioca, onde se vê muito circo também.

Agora, com esse dinheirinho (vejam que usei o diminutivo) posso me matricular na Aliança para acelerar o aprendizado da língua. Isso é realmente um entrave. Ainda mais que me bateu uma certa timidez desde que cheguei aqui. Agora é que estou começando a soltar a franga com o idioma (no bem sentido, evidentemente). Falando em idioma, ontem, no jantar, Ruben usou um neologismo em espanhol que gostei muito para identificar o processo de chegada dos gentrifiers ao Marché d'Aligre: "bobotización!". É um neologismo, é uma categoria nativa e, portanto, tem que ser bem explicado ao usar o termo como conceito sociológico, mas é bem melhor do que gentrification, que remete ao processo de aburguesamento no Reino Unido. Enfim, coisas para queimar a mufa!

O pessoal do RAP perto do Arco do Triunfo

Hoje, enviei e-mails pra todo mundo aqui: Thévenot, Daniel Cefaï, Pedro Garcia, Agnès e tal. Me arrisquei no francês numa livraria e, depois voltei ao Marché d’Aligre. Comprei mais queijo de cabra, outros tipos para contrastar. A menina da livraria foi muito simpática, o quejeiro também foi atencioso, mas mais frio. É impressionante a elegância por aqui. Anda-se na rua como se estivéssemos em um desfile de moda. Mas o frio é meio sacal. De qualquer modo, hoje continuou nos 10 graus e eu suei bastante nas minhas caminhadas. Agora, vou ler um pouco e me concentrar nas questões sociológicas que me aguardam... A bientôt!

4 comentários:

  1. PT, o que o cara dançava é provavelmente "tektonique", uma "dança" inventada na periferia parisiense que já virou a maior sensação na Europa... coloque no youtube e morra de rir

    ResponderExcluir
  2. Oi Renatinha! Obrigado pelo esclarecimento. Nem tinha idéia disso... Legal. O som era bem legal e a multidão, adorou. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. PTzildo
    em suas andanças pelo arco do triunfo, procure o nome da minha família gravado no monumento. tá lá e será fácil encontrar: um dos primeiros nomes de baixo pra cima.
    beijos
    lucila
    continuo acompanhando daqui suas aventuras daí

    ResponderExcluir
  4. Bien sûr, madame De Beaurepaire! Beijo!

    ResponderExcluir