quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Caravanas, suqs e bazares


Paris, 23 fevereiro 2011. Dito e feito. Marta saiu com as meninas da agência Réa, e nós, os rapazes preguiçosos, fomos ao restaurante marroquino da esquina: o Le Berbère. Ruben e Lorenzo comeram cuscuz marroquino e eu, um tajine d'agneau (um prato de paletas de cordeiro feito em panela de barro, com cebolas, batatas, num molho meio adocicado e bem quente) com uma meia garrafa de tinto marroquino que não fez feio. Pensei na exposição sobre canibalismo e no livro do Clifford Geertz sobre o mercado de Sefrou, no Marrocos. Acho que hoje vou sonhar com caravanas, suqs árabes e bazares persas. Antes estava morrendo de frio, agora estou quase suando (lá fora a temperatura continua em torno de 2 graus...).

É isso, acho que vou me retirar para debaixo das cobertas e sonhar (aqui são quase 23h, no Rio, 19h). Amanhã é dia de fazer muitas coisas. Coloco acima uma foto que fiz na exposição sobre canibalismo, um pedaço de um quadro imenso que representa alguma coisa intestinal, sexual, patafísico ou seja lá o que pretendeu o artista. Boa noite.

Abaixo, a receita do tajine de cordeiro que achei na internet (parecido com o que comi hoje):

TAGINE DE CORDEIRO
Tagine ou Tajine é um prato tradicional em diversos países árabes do Norte da África oriundo do Marrocos.Chama-se tb. tagine a panela onde é feito o prato que tem a tampa em formato de um cone.

INGREDIENTES: Para 8 porções.

800g de carne e cordeiro em cubos de 3 cm., azeite, sal.pimenta do reino preta moida a gosto, 2 dentes de alho picados, 1 cebola picada, 1/2 xic. de molho de
tomate, 2 colheres de vinagre de vinho,125ml de suco de laranja ou vinho branco, caldo de cordeiro 500ml.,zestes (raspas) de casca de laranja,1 pau de canela, 1/2 colher de chá de coentro em pó, 1/4 de colher de chá de cominho.1/2 colher de sopa de cúrcuma, 1/2 colher de sopa de gengibre em pó, páprica doce 1 colher de sopa, 1/2 colher de chá de páprica picante, 1 colher de sopa de mel, 2 colheres de sopa de salsinha picada,amendoas tostadas 80g, damasco 50g. , passas de uva pretas sem caroço 20g, tamaras sem caroço 30g, hortelã picada, 2 colheres de sopa.

PREPARO:

Tempere a carne com sal e pimenta do reino moida na hora. Doure a carne na panela de ferro ou numa frigideira de fundo espesso. Reserve. Na mesma panela refogue o alho e a cebola e reponha a carnde de cordeiro. Adicione o vinagre, o molho de tomate e vinho branco e reduza um pouco. Adicione o caldo de carne (cordeiro)
Junte as zestes (raspas), a canela em pau e as demais especiarias em pó. Junte o mel e a salsa picada.

Cozinhe tampado em fogo baixo ou forno a 180.C por mais ou menos 2 horas.obs. Cuide para não secar se for preciso acrescente mais caldo ou água quente. Corrija o sal e a pimenta a acrescente as amêndoas, as passas e a hortelã. Sirva com couscous marroquino. Bom proveito.

3 comentários:

  1. Grande amigo!
    Tenho lido seu diário mas nem sempre rola de comentar. Esse papo gastronômico é realmente muito bom e está abrindo meu apetite hehehe, mas me fale sobre as francesas... plagiando uma máxima que ouvi de você um dia, tem visto muitos seres "insuportavelmente maravilhosos" nas ruas? :P
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Xandó. Isso aqui parece um desfile de moda permanente! A beleza das mulheres é algo de fato insuportavelmente maravilho! Pelo menos de rosto, pois os corpos estão escondidos em casacos, sobretudos, boinas, cachecóis e que tais... Ainda não fiz uma investigação tão profunda assim... De qualquer modo, não se preocupe, nossas morenas são insuperáveis!

    ResponderExcluir