terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bodas parisienses


Paris, 22 fevereiro 2011. Hoje foi um dia de ficar em casa pela manhã e trabalhar no levantamento de dados. Me rematriculei na Maison Brésil, em busca de um alojamento e também estou procurando apartamento. Vi que a grana entrou, enfim. Lá na minha conta no Banco do Brasil, agora só tenho que configurar como sacar aqui... etapa 2. Consegui também fazer a transferência de endereço da entrega do Globo, para a casa da minha mãe. Tinha esquecido disso e os jornais provavelmente estão acumulando na porta do meu apartamento em Botafogo.

Quanto ao cotidiano de Paris, à tarde fui às compras com Marta e Ruben. Eles vão se casar no sábado e vamos fazer um petit comité para umas 15 pessoas. Então fomos ao Marché d'Aligre encomendar um leitão para o banquete. Compramos também o vinho, especialíssimo, para a ocasião (um almoço na rua, após o casamento no civil, e o jantar, quando o leitão será devidamente traçado pelos felizes convivas). Aproveitei para comprar uns três queijos de cabra pra comparar. Também entrei numa espécie de grosseries store árabe e vi uma profusão de ervas, raízes e temperos, inclusive os 11 ou 15 elementos para fazer curry... vou me abastecer lá, antes de voltar ao Brasil.

De volta à casa (hoje fez sol, mas a temperatura caiu para uns 2 graus), comemos uns caracóis pequenos (meio borrachudos, mas gostosos) de aperitivo e jantamos uma paella de frutos do mar. Enquanto isso, vou perdendo peso. O cinto que estava no primeiro buraco, agora está no terceiro, e a calça continua caindo... Comer bem e emagrecer, parece um milagre... Ah! Matamos um branco: Grenache Blanc 2009, sugerido pela sommelier da cave que visitamos no Marché para harmonizar com a paella.

Não pensem que estou ficando obsessivo com essa história de comida e vinhos. É o cotidiano aqui que é assim. O tempo todo, os parisienses estão pensando e planejando seus almoços e jantares. Nada é muito casual quando se trata de cozinha. É cheio de regras. Me propus a fazer uma farofa brasileira para o Lorenzo, que gosta do prato, mas como farofa é acompanhamento, estou enrascado em pensar no prato principal: uma feijoada, provavelmente. O que corre o risco de ser um fiasco... Se alguém souber de dicas, me avise, por favor. Comida aqui é coisa séria.

A foto é do casal de noivos, Marta e Ruben, caminhando por Paris.

2 comentários:

  1. Paulinho, meu querido, dê um grande abraço na Marta por essa confirmação de parceria durável com o seu bem amado Ruben. Que data bonita para você chegar aí e passar esses dias com eles e o Lorenzo. Você é o presente! Vá fundo na dieta de escargots e vinho, cheia de proteína e muito boa para o coração. Você tem razão: os parisienses só pensam "naquilo". E depois da boa mesa, uma boa caminhada pela cidade linda e ... uma boa cama ! bien à vous !

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o casamento foi uma surpresa. Só me falaram quando cheguei aqui. Eles não quiseram me contar porque a viagem estava toda hora sendo adiada e não queriam pôr mais pressão sur ma tete, sacumé? E vai ser legal porque conheço metade das pessoas que virão no sábado. Vou poder revê-los depois de quase 10 anos.

    ResponderExcluir