terça-feira, 15 de março de 2011

O calor, enfim, dá as caras

Essa foto resgatei do carnaval. O sujeito aproveito a folia para reivindicar a legalização da situação dos imigrantes, os sans-papiers

Paris, 15 março 2011. Hoje, início oficial da primavera na França, fez mais um dia de sol e calor. Temperatura flertando com uns 18 graus. Casacão no braço, gorro e cachecol na mochila. Apenas um pulôver e olhe lá. Depois de dois minutos andando já começo a suar. Mas essa época é perigosa. A temperatura oscila enormemente durante o dia. Normalmente amanhece bem frio, esquenta durante o dia e volta esfriar à noite. Mas o legal é que o céu está azul e a luz, límpida. Isso, por si só, melhora o humor de qualquer um.

Ontem, acabou não sendo possível ver o quarto que pretendo alugar. Talvez role de ver hoje. É na Place d’Italie, que é uma boa localização e parece ser totalmente independente da casa, o que para mim é uma questão importante. Continuo esperando a grana da Capes entrar: acabo de voltar do banco e necas. Minha conta está no vermelho. Em parte por minha culpa, pois demorei a enviar os dados da conta para Brasília e, quando o fiz, logo em seguida veio o carnaval. Ou seja, a coisa só deve estar sendo processada essa semana... Viva a folia! Ainda bem que estou bem acolhido na casa de Marta e Ruben, do contrário estaria cantando no metrô. Mas tudo há de se resolver.

As aulas na Alliance estão sendo bastante intensivas e, voilà, úteis. Se a grana entrar, talvez, continue mais um pouco. Ao mesmo tempo, é bem cansativo. São três horas diretas, com vários exercícios e conversações. Estou terminando o fichamento de um artigo sobre gentrification e, amanhã, vou pegar meu cartão da biblioteca da École. Leitura e leitura.

Outro dia tomei um café com Marta nesse botequim, no Marché d'Aligre. É daqueles bares que só tem homem e passa em tempor real os páreos de corrida de cavalo. Todo mundo aposta, tomando uma cervejinha


Enquanto isso, preparo mais uma materinha para o Globo. Dessa vez, para o Segundo Caderno, sobre uma exposição sobre canibalismo. Amanhã, volto à Maison Rouge da Bastille para fotografar algumas das peças. Bem, é isso. Vou terminar o artigo. A bientôt.

2 comentários:

  1. Ah, que legal, Paulinho, essa matéria. É algo que me interessa muito. Se tiver algum material (folheto) vc poderia trazer para mim?

    beijos,
    Giovanna

    ResponderExcluir
  2. Sim, claro. Vou pegar o materal disponível e te passo agora o link da exposição, que tem depoimentos da curadora e alguns artistas:

    http://www.lamaisonrouge.org/spip.php?article726

    beijo

    ResponderExcluir